Economia de 250 mil litros de água, mais de 20 toneladas de resíduo orgânico transformado em adubo e mais de 120 empregos gerados.

Comemoramos os números alcançados em favor da sustentabilidade no primeiro ano de atividades do PZ Ecomall. A primeira unidade instalada em Balneário Camboriú (SC), em janeiro de 2021, já soma resultados significativos.

PZ Ecomall completa um ano de atividades.

Somente no ano passado, mais de 250 mil litros de água pluvial foram captados e deixaram de ser usados da rede municipal. Com uma cisterna própria, o volume é utilizado diariamente para a manutenção das instalações do espaço, como limpeza, banheiros e irrigação do jardim.

O volume é tão significativo que, segundo o engenheiro ambiental, Victor Silvestre, é suficiente para suprir a demanda de 28 pessoas durante um mês ou ainda 840 por um dia, em Balneário Camboriú. Os dados são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que aponta o consumo per capita de 297,44 litros de água por habitante na cidade. “O aproveitamento da água da chuva é muito importante, pois minimiza o consumo da rede. Desta forma, é minimizado a utilização de água do manancial, preservando o próprio local de captação”, comenta o engenheiro.

Benefício também do reaproveitamento da água pluvial é reduzir a emissão de gases, principalmente CO², ao meio ambiente. De acordo com Silvestre, estima-se que para produzir cada metro cúbico, ou seja, mil litros de água, haja uma emissão indireta de 100 gramas de CO² por m³. “Utilizando o exemplo da PZ, onde foram captados 250 mil litros de água, significa que  25kg de CO², indiretamente, deixaram de ser emitidos em função do aproveitamento da água da chuva”. Os 25kg não emitidos pelo empreendimento são equivalentes a um carro rodar 166km.

O único mall gastronômico do Brasil também transforma restos de comida em adubo, através de uma composteira própria. No primeiro ano de atividades do PZ Ecomall foram aproximadamente 20 toneladas de resíduos orgânicos transformados em adubo e cinco toneladas de lixo reciclável coletados.

Resíduos orgânicos são transformados em abudo, por composteira própria.

Quanto à energia elétrica, estimativas apontam uma economia no porte de R$20 mil por ano, tendo em vista a arquitetura do local e o pé direito alto. Além disso, o plantio das árvores tem eficiência no combate a emissão de gases de efeito estufa, principalmente quando comparado com o reaproveitamento da água da chuva.

Para a PZ Empreendimentos, o PZ Ecomall demonstra uma preocupação contínua para a viabilidade e desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. Analisamos nosso impacto para minimizá-lo, utilizando da melhor forma os recursos naturais, sempre visando o bem-estar e a experiência dos consumidores.

Um conceito de sucesso

Projetado para favorecer a ventilação e iluminação natural, o espaço utiliza o design biofílico, arquitetura que prega uma ligação dos seres humanos com a natureza. O projeto ainda utiliza o modelo construtivo chamado dry construction que garantiu a agilidade no andamento da obra em 60% e a economia de materiais. Outro fator de atenção é a disposição das lojas e área de circulação, com cuidado também para atender pessoas com necessidades especiais (PNE).

Além do design moderno e programação conectada constantemente à arte, o local oferece 11 saborosas experiências gastronômicas, sendo que todas as lojas utilizam materiais ecológicos como canudos e embalagens para delivery, contribuindo com a reciclagem. Há desde restaurantes de culinária natural e internacional italiana, havaiana e oriental, além de cafeteria, pizzaria, cervejaria, lojas de vinho, drinks e outras bebidas. O mall ainda possui sala recreativa para crianças, terraço com jardim, praça central para eventos, conceito pet-friendly, loja conceito com showroom de empreendimento imobiliário e concierge turístico para vendas e divulgação de atrativos de Balneário Camboriú e região.

O PZ Ecomall oferece 11 saborosas experiências gastronômicas.

O desenvolvimento dos projetos de novas unidades está em fase de planejamento e viabilidade econômica e estão sendo estudados terrenos em outros municípios da região Sul, além do Sudeste e Centro-Oeste do país.

Deixe um comentário

Pin It