Já parou para pensar como a palavra sustentabilidade está em evidência? O conceito está em voga há algumas décadas, mas nos últimos anos se tornou praticamente obrigatório em várias atividades. 

A sustentabilidade está relacionada à conservação ou manutenção de um cenário a longo prazo, de modo a lidar bem com as possíveis ameaças. Na maioria das vezes, está relacionada ao meio ambiente, mas também pode ser aplicada a diversas temáticas. 

O aumento da preocupação com o meio ambiente fez a população prestar mais atenção ao uso de recursos naturais de forma responsável, para garantir que continuem existindo e possam ser aproveitados pelas próximas gerações. 

O primeiro shopping gastronômico sustentável do Brasil

Sustentabilidade é um dos pilares da PZ Empreendimentos – e nós levamos muito a sério essa preocupação. Acreditamos que é um dever em todas as esferas, a respeito de todas as nossas escolhas. Não faz mais sentido escolher se  pensar em como podemos torná-las mais sustentáveis. 

Não é à toa que um dos nossos primeiros empreendimentos foi o PZ Ecomall, o primeiro shopping gastronômico sustentável do Brasil

Desde o projeto até a execução e funcionamento, colocamos em prática algumas ações sustentáveis, como:

  • Reaproveitamento e redução de consumo de água;
  • Redução de impacto ambiental e redução de consumo energético;
  • Reciclagem e reaproveitamento de lixo;
  • Construção sustentável.

Reciclagem de resíduos orgânicos

Outro diferencial importante de sustentabilidade é a composteira. Ela pode ter diversos formatos e tamanhos, dependendo do volume de matéria orgânica que é produzida em determinado local e também do espaço livre disponível para sua alocação. 

Maquina de compostagem como medida sustentável no PZ Ecomall
Máquina de compostágem Isogreen no PZ Ecomall

Além de preservar o meio ambiente de resíduos, a composteira do PZ Ecomall tem a finalidade de recuperar nutrientes dos resíduos orgânicos descartados e economizar um espaço valioso no aterro sanitário, reduzindo a possível contaminação do solo e da água. 

E com o crescente grau de conscientização dos consumidores em relação a todas essas questões ambientais, as empresas têm incluído em seus planejamentos estratégicos a sustentabilidade através da responsabilidade social. A preservação do meio ambiente e a busca pela melhoria na qualidade de vida das pessoas aumenta comportamentos sustentáveis. 

Resíduo de compostagem orgânica no PZ Ecomall
Resíduo de compostagem orgânica utilizado como adubo.

Afinal, estamos vivendo um período em que as transformações são constantes. Em que ser sustentável não é uma opção, e sim uma necessidade. Em que todos os dias é possível fazer mais, mesmo que em pequenos passos.

Deixe um comentário

Pin It