Inaugurado em 2020, o PZ Ecomall também foi o primeiro no município a receber o Selo Turismo Qualificado – Sustentabilidade.

Às vésperas de completar três anos de funcionamento, o PZ Ecomall, primeiro espaço gastronômico sustentável do sul do Brasil, acaba de conquistar o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na versão 4.1, tornando-se o primeiro mall sustentável com esta certificação O+M – Operação e Manutenção.  

PZ Ecomall também foi o primeiro no município a receber o Selo Turismo Qualificado – Sustentabilidade.

A cada dia, a necessidade da mudança de hábitos em prol da sustentabilidade e da redução dos impactos da crise climática se fazem indispensáveis na sociedade. Mas engana-se quem pensa que estas medidas são muito distantes de alguns segmentos ou exclusivas de grandes empresas. Localizado em um dos municípios mais conhecidos e disputados do litoral catarinense, Balneário Camboriú, o PZ Ecomall foi pensado não apenas para ser mais uma opção gastronômica na cidade, mas sim construir um legado e influenciar os frequentadores com pequenos hábitos sustentáveis de poder transformador.

“Há três anos, quando iniciamos as nossas atividades, a ideia de apostar em um mall de gastronomia sustentável, em um local dominado pela presença de grandes edifícios, parecia loucura para algumas pessoas. Hoje, cada vez mais, temos a certeza de que o nosso modelo de negócio é essencial para as cidades. Além desta conquista do LEED O+M, o PZ Ecomall foi a primeira obra a receber o Selo Turismo Qualificado – Sustentabilidade oferecido pelo município de Balneário Camboriú, sede do empreendimento”, destaca Filipe Pitz, CEO da PZ Empreendimentos.

Números PZ Ecomall que impactam

O selo internacional LEED para Operação e Manutenção (O+M) é concedido para edifícios já em uso e que buscam o alto desempenho em sustentabilidade. Algo que o PZ Ecomall adotou desde a inauguração e tem colecionado números inspiradores, que podem ser percebidos pelas mais de 500 mil  pessoas que passam, em média, anualmente pelo local. 

Arquitetura bioclimática além de garantir economia de energia elétrica integra espaços verdes em meio à cidade.

Com uma arquitetura bioclimática, o projeto do PZ Ecomall possibilita uma maior incidência de luz natural, reduzindo assim o consumo de energia elétrica, e perfeitamente integrada com a criação de espaços verdes em meio à cidade, já que foi responsável pelo replantio de mais de 10 árvores no entorno e internamente no espaço. A adoção da compostagem, da coleta seletiva e o reuso da água da chuva para limpeza e uso na descarga dos banheiros são outras medidas adotadas no espaço gastronômico e que já resultaram na economia  de 750 mil litros de água, entre 2021 e 2023; e 60 toneladas de resíduo orgânico foram transformadas em adubo, no mesmo período.

“O PZ Ecomall foi nosso piloto e consolidou-se como uma referência em gastronomia e sustentabilidade em Santa Catarina. Isso nos levou a replicar o modelo em nossos empreendimentos residenciais: Parque Camboriú, em Camboriú(SC), e Parque Sinop, em Sinop(MT), que também contarão com um mall gastronômico sustentável”, completa Pitz.

Deixe um comentário

Pin It