Aumentar a eficiência energética, investir em fontes limpas e estar engajado em projetos sustentáveis são alguns caminhos para as alternativas do setor privado em diminuir os impactos de suas atividades, em busca de reduzir e atingir a neutralidade na emissão de carbono.
Inspirados em uma lista da Forbes, selecionamos algumas empresas que estão comprometidas em reduzir suas pegadas de carbono e dar exemplos para outras em seus setores. Essas empresas usam soluções inovadoras e metas agressivas para ver resultados reais.
- Coca-Cola. A empresa de refrigerantes é dedicada à agricultura sustentável e está trabalhando para obter de desse jeito todos os principais ingredientes e reduzir sua pegada de carbono em 25% até 2025.
- O BMW Group é regularmente nomeado o fabricante de automóveis mais sustentável do mundo por seus esforços para criar carros alternativos e econômicos com processos de produção limpos.
- Tesla. Conhecida por seus carros elétricos, praticamente tudo que a Tesla faz é sustentável, desde os carros que cria até os processos de fabricação para construí-los.
- Grupo LATAM Airlines está no ranking de empresas mais sustentáveis. Após avaliação denominada Corporate Sustainability Assessment a companhia foi eleita melhor companhia aérea em Sustentabilidade na América e a quarta em todo o mundo.
- Disney. Em todos os seus parques, a Disney usa zero emissões líquidas diretas de gases de efeito estufa e tem uma política de desperdício zero para que nada acabe em aterros sanitários.
- Vancouver, Canadá. A cidade de Vancouver produz as menores emissões de gases de efeito estufa de qualquer grande cidade da América do Norte e tem iniciativas para melhorias ambientais contínuas.
Como sua marca está atuando para reduzir o carbono?
Essas empresas estão liderando o caminho para um futuro neutro em carbono, encontrando maneiras de reduzir suas pegadas e ajudar o meio ambiente.
A PZ Empreendimentos, enquanto empresa preocupada com o futuro do planeta, preza por sistemas energeticamente eficientes nos projetos, bem como projetos feitos com o meio ambiente em mente, que preservem e estimulem o cuidado com a natureza. Um exemplo é o PZ Ecomall, nosso empreendimento, que em um ano de atividade atingiu números em favor da sustentabilidade.
Alguns fatores podem dar o pontapé inicial para que sua empresa seja mais sustentável. Primeiro, é preciso adequar-se à eficiência energética. Muitos países e empresas cortam a maior parte de suas emissões de gases de efeito estufa por meio da eficiência energética, além do aumento do uso de fontes renováveis. A simples troca de lâmpadas é uma maneira de começar a contribuir nesse processo.
Um segundo passo é a busca pela substituição dos combustíveis fósseis para o uso maior de energias renováveis, como a energia solar ou eólica, que não eliminam gases responsáveis por agravar o aquecimento global. As companhias podem se responsabilizar pelo tratamento adequado dos resíduos gerados, adquirir uma frota de veículos elétricos, cortando suas emissões de carbono, por exemplo, ou buscar a instalação de painéis de energia solar.
Outra alternativa para as empresas é a compra de créditos de carbono. Nesse caso, as empresas compram crédito de negócios ou países que têm contribuído de alguma forma para redução de emissão de gases poluentes na atmosfera, como a preservação de florestas. Um mercado que tem crescido no mundo.
Aliado a isso, podemos buscar a neutralidade em carbono a partir do engajamento em projetos sustentáveis, que preservem e estimulem o reflorestamento, ou aqueles que promovem a instalação de equipamentos para geração de energia renovável.