Copenhague, eleita Capital da Arquitetura pela Unesco, mescla inovação e sustentabilidade em seus empreendimentos
A equipe técnica e administrativa da PZ Empreendimentos, juntamente com a equipe comercial parceira da Mundial Lançamentos, realizou uma imersão profunda em projetos de arquitetura na capital dinamarquesa, Copenhague. A arquitetura e o urbanismo da cidade se destacam por aspectos como inovação, sustentabilidade e funcionalidade.
O destino escolhido veio a convite de grandes escritórios de arquitetura e urbanismo da região, que já são parceiros da incorporadora. A experiência proporciona à equipe uma forma de aprimorar ideias e ações aos projetos em atividade no Brasil e também trazer inovação aos empreendimentos que ainda serão lançados no mercado.
“As cidades do futuro estão sendo produzidas hoje e precisamos voltar os nossos olhares para elas. Copenhague, tornou-se uma cidade inspiradora para o presente e referência para o futuro. Um exemplo de como a arquitetura e o urbanismo podem ser utilizados para produzir espaços funcionais e sustentáveis.”, reforça o CEO da construtora, Filipe Pitz.
Das edificações históricas aos projetos mais modernos, a cidade oferece uma experiência arquitetônica única. A paisagem de Copenhague é conhecida e admirada por mesclar elementos contemporâneos e intervenções com patrimônios históricos e elementos tradicionais, em uma arquitetura que mistura estilos com objetivos claros de sustentabilidade ambiental e social.
Durante o século XX, a cidade de Copenhague se tornou um centro de experimentação e inovação arquitetônica. Atualmente, a cidade pode ser considerada um exemplo de como é possível, e preciso, inovar na produção dos espaços urbanos sem perder de vista as populações.
Arquitetura e sustentabilidade
A capital dinamarquesa é considerada uma das principais cidades sustentáveis do mundo, isso porque a cidade é um exemplo de como as cidades podem abraçar a sustentabilidade em todas as áreas da vida.
Um sistemas de transporte sustentáveis e eficientes, infraestrutura ciclística e práticas de construção ecológicas contribuem para essa reputação. Além disso, é uma cidade com os melhores padrões de qualidade de vida. “Podemos observar também como a arquitetura e o urbanismo andam lado a lado, utilizando a infraestrutura de empreendimentos para espaços de lazer e descanso, integrando as pessoas como um todo.”, reforça Pitz.
Inspiração e inovação
CopenHill é o icônico edifício projetado pelo BIG. Muito mais do que uma usina de transformação de resíduos em energia, ele conta com uma pista de esqui na cobertura além de uma trilha para caminhadas e a mais alta parede de escalada do mundo.
O projeto foi criado para substituir a fábrica de trituração da Amagerfor e trouxe recentes tecnologias em tratamento de resíduos e desempenho ambiental. Com mais de 40 mil m² inclui um centro de recreação urbano e um centro de educação ambiental. Sob o parque, fornos, vapor e turbinas convertem 440.000 toneladas de resíduos anualmente em energia limpa.
CopenHill é um modelo claro de que uma cidade sustentável não oferece apenas melhora para o meio ambiente, mas também é agradável para a vida das pessoas.