O mundo está em constante mudança, e nós também. Queremos mudar a forma como fazemos as coisas, como consumimos e como construímos. Tudo isso para ter uma qualidade de vida melhor.
Poder viver de maneira menos estressante e mais conectado aos ciclos naturais é uma tendência e, mais do que isso, voltou a ser prioridade na lista de desejo das pessoas.
Com a correria do dia a dia, trânsito e preocupações, os prejuízos ao nosso bem-estar físico e emocional são muitos, mas a arquitetura é capaz de proporcionar ambientes mais saudáveis, onde os usuários mantêm o contato com a natureza, mesmo estando no espaço urbano.
Conexões com a natureza interferem na qualidade de vida
De maneira transformadora, a boa arquitetura altera a qualidade de vida das pessoas. Mais do que nunca, é necessário pensarmos em espaços arejados, pois uma ventilação natural colabora tanto para saúde dos usuários, quanto para a eficiência da edificação.
A iluminação natural é prioridade na arquitetura do bem-estar, por ter um papel importante no controle do nosso ciclo biológico. Está relacionada à produção de hormônios, qualidade do sono, sensação de fome, entre outros. Por isso é tão importante estarmos em contato com o ciclo dia/noite.
E, claro, a conexão com a natureza. O ideal seria que todos pudéssemos estar ao ar livre, mas nem sempre é possível. Diante disso, a vegetação em ambientes internos é tão importante. Os benefícios do contato com a natureza são inúmeros, incluindo aumento de produtividade, alta performance e criatividade.
Arquitetura biofílica
É por isso que a arquitetura biofílica veio à tona nos últimos anos. O princípio por trás da biofilia é bastante simples: conectar humanos com a natureza para melhorar o bem-estar. Na arquitetura, a estratégia é incorporar espaços com cenário e foco em vegetação.
Seja pela tranquilidade, facilidade ou meramente pela beleza que esse tipo de arquitetura nos proporciona, a construção de ambientes únicos, com personalidade e que acompanham as mudanças de comportamento, melhora a nossa qualidade de vida.